quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A Importância dos Significados dos Nomes

Em II SAMUEL 5.14ª e 16 dizem assim:
E estes são os nomes dos que lhe nasceram em Jerusalém: 16. Elisama, e Eliada e Elifelete.”

Elisama, Eliada e Elifelete são nos nomes originários do hebraico, dos três filhos de Davi. O que me chama atenção é que estes nomes como qualquer outro nome, têm um significado em específico que certamente acontecem em nossas vidas. Você já parou pra buscar o significado do seu nome?



Geralmente, nomes podem ter três tipos de importância:
A- Homenagear alguém, alguma situação ou momento. Imagino que Judas teve esta situação, pois alguns anos antes de seu nascimento houve um grande acontecimento no meio do povo Judeu, onde um herói, Judas Macabeu, lutou pelo povo de Israel. Talvez a mãe de Judas Iscariotes o quisesse homenagear, mas a homenagem foi jogada por terra graças às atitudes deste seu filho.
B- Abençoar uma vida, através de uma "palavra profética". Quando damos nomes a uma pessoa muitas vezes pensamos no que queremos que aconteça com essa pessoa, confiando na influência dada por seu nome. O próprio Deus age desta maneira, mudando o nome de vários personagens bíblicos, começando assim a mudar também o caráter do mesmo. Entenda-se que o nome não tem poder, e sim o entendimento que temos a respeito de seu significado.
Davi colocou os nomes em seus filhos, homenageando a Deus, e dizendo através destes três nomes, exatamente como Deus age progressivamente na vida de um crente que confia nEle.
Estudaremos a vida de Elias, no momento citado em I Reis 19.
Após um poderoso confronto com 450 profetas do diabo, Elias venceu a batalha, através do Poder de Deus ele fez chover fogo do céu, consumindo um holocausto. Isso causou desmerecimento dos 450 profetas do diabo, e uma grande carnificina. Todos eles foram mortos a fio da espada.
Após vencer 450 profetas do diabo, Elias passa a ser perseguido por Zezabel (Esposa do Rei Acabe). (Detalhes sobre Acabe e Jezabel - ver I Reis 29-34.
O que acontece com Elias a partir deste momento que está escrito em I Reis 19, vamos analisar onde este texto se encaixa com os três nomes dos filhos de Davi:

1- Elisama (significa Deus ouve)
Antes de qualquer coisa, Deus quer ouvir o nosso clamor, nossa oração e nosso desabafo. Assim Deus agiu com Elias, e age com quem o busca.
- Deus ouve nossas palavras impulsivas e rebeldes. I Reis 19.4b.
- Deus ouve nossas queixas, quando estamos na caverna. I Reis 19.9.10
- Deus volta a nos ouvir, quando tomamos uma posição correta diante dele. I Reis 13,14.
Aqui vemos Elias:
- aceitando ouvir Deus em uma brisa.
- envolvendo seu rosto como reverencia.
- saiu da caverna com suas próprias pernas.
Deus ouve nossos momentos bons e maus, corretos e errados. Estas partes de nossas vidas podem "convencer" a Deus para nos abençoar, ou decretar o fim de nossas palavras. Imagine o que aconteceria com Elias se Deus ouvisse seu pedido de morte! Pelo contrário, você que conhece a história... Elias até hoje não morreu!

2- Eliada (significa Deus conhece)
Durante esta caminhada difícil de Elias, além de Deus estar ouvindo sua oração, Deus estava também observando suas atitudes. Deus sonda e conhece o fundo de nosso coração, e Seus olhos estão voltados para nós, observando cada momento de nossa vida. Enquanto Deus nos conhece, nos observa, muitas vezes não vemos resultados, mas eles serão vistos por nós no tempo certo, determinado por Deus. Vamos ver como Deus conheceu Elias:
- Deus conhece nossos momentos de fraqueza, e nos fortalece. I Reis 19.5,6.
- Deus conhece nossa falta de propósitos, e nos dá metas e incentivo. I Reis 19.7,8.
- Deus conhece os momentos em que estamos em cavernas, e nos permite falar com Ele. I Reis 19.9,10.
- Deus conhece nosso futuro e a solução do problema bem mais do que nós. I Reis 19.18.
Entender que Deus conhece-nos trás confiança e coragem, pra mesmo na caverna e nos momentos de silêncio, Deus está conosco.

3- Elifelete (significa Deus faz)
Deus sabe de nossas situações, ouve nossas orações e observa nossos caminhos. Mas ele tem algo melhor. Ele tem solução. Após um momento de provas, ele finalmente mostra o que nós já sabemos bem. Ele é Deus de vitória, e está sempre pronto a nos abençoar. Observe como ele abençoou Elias:
- Deus tira os nossos inimigos dos cargos de autoridade, e coloca neste lugar os seus ungidos. Hazael substituiu Ben Hadade, um rei extremamente mal. I Reis 19.15b.
- Deus elimina nossos perseguidores. Acabe foi substituído por um novo rei, Jaú. I Reis 19.16a.
- Deus nos dá substitutos, para nos tirar a sobrecarga. Eliseu substituiu Elias. I Reis 19.16b.
- Deus nos mostra uma multidão de separados, que oram e trabalham ao nosso lado. I Reis 19.18
Conclusão:
Que você possa entender através deste texto os três tempos de Deus diante de nossa vida. Espere em Deus, ore constantemente, e saiba que no momento certo ele mostrará a sua provisão. Amém!!!

Tenham todos um dia de bênçãos, cheio da Presença de Deus!
Deus vos Abençoe!

Henrique Duarte



Nenhum comentário:

Postar um comentário